Imagem do cabeçalho da página
 
 
Notícias

IAASB MELHORA A ISRS 4400

IAASB MELHORA A ISRS 4400 PARA RESPONDER A NECESSIDADES EM EVOLUÇÃO DAS PARTES INTERESSADAS

03 de abril de 2020

 

O International Auditing and Assurance Standards Board (IAASB) divulgou hoje a Norma Internacional de Serviços Relacionados (ISRS) 4400 (Revista), uma norma revista para a realização de trabalhos para executar procedimentos acordados.

 

Num trabalho de procedimentos acordados, o profissional executa os procedimentos que foram acordados entre o profissional e a parte contratante, e comunica esses procedimentos e as descobertas relacionadas no relatório de procedimentos acordados. Uma ampla gama de partes interessadas usa relatórios de procedimentos acordados por vários motivos; por exemplo, reguladores, órgãos financiadores, credores e outros solicitam relatórios de procedimentos acordados para apoiar ou complementar informações, como demonstrações financeiras auditadas ou pedidos de empréstimo ou concessão.

 

Os procedimentos de procedimentos acordados são amplamente utilizados em muitas jurisdições e a procura por esses trabalhos continua a crescer, particularmente em relação à necessidade de maior responsabilidade em relação a fundos e doações”, disse Tom Seidenstein, presidente do IAASB. "Esta norma revista responde a essas tendências, relacionadas com assuntos financeiros e não financeiros, e as melhorias nos requisitos e no material de aplicação promoverão consistência na interpretação e desempenho de procedimentos acordados pelos profissionais".

 

Além de ter sido reformulado usando as convenções do projeto de clareza para ser consistente com outras Normas Internacionais do IAASB, algumas das melhorias significativas nos Contratos de Procedimentos Acordados da ISRS 4400 (Revista) incluem:

 

  • Responder às necessidades das partes interessadas - Ampliando o âmbito da norma para atender à procura por trabalhos de procedimentos acordados e introduzindo requisitos e material de aplicação para atender às crescentes circunstâncias do trabalho, como o uso de um especialista num trabalho de procedimentos acordados.

 

  • Fornecer transparência no relatório de procedimentos acordados - Introdução de requisitos e material de aplicação para esclarecer se o profissional deve ou não cumprir os requisitos de independência e, se sim, a determinação e divulgação dos requisitos de independência relevantes.

 

  • Melhorar a consistência no desempenho dos trabalhos de procedimentos acordados - Esclarecendo como o julgamento profissional é exercido num trabalho de procedimentos acordados e introduzindo requisitos e material de aplicação nas condições e documentação de aceitação e continuação do trabalho.

 

A ISRS 4400 (Revista) será efetiva para trabalhos de procedimentos acordados para os quais os termos do contrato sejam acordados em ou após 1 de janeiro de 2022.

 

O IAASB também divulgou uma ficha técnica ISRS 4400 (revista) para fornecer suporte à implementação relativamente às alterações mais significativas da norma e para ajudar os profissionais a navegar e aplicar a norma revista.

 

Podem visitar o site da IAASB para mais informações em www.iaasb.org