Imagem Topo
 
 
Outras Matérias de Relevo para a Profissão

IFAC

 

IFAC Releases New International Standard Support Resources

O IFAC publicou duas atualizações anteriormente publicadas de suporte a normas internacionais:

·         Compromissos de Procedimentos Acordados (AUP): Uma Oportunidade de Crescimento e Valor (a Publicação da AUP): Descreve os compromissos de AUP, quando são apropriados, e identifica os principais benefícios para o cliente. Também cobre os compromissos da AUP sobre assuntos financeiros e não financeiros, fornece seis estudos de caso curtos com exemplos de procedimentos que podem ser aplicados e dois relatórios ilustrativos da AUP ao abrigo da ISRS 4400 (Revista);

·         Escolha do serviço certo: Comparação dos Serviços de Auditoria, Revisão, Compilação e Procedimentos Acordados (a Brochura): Explica e diferencia o âmbito de serviços de auditoria, revisão, compilação e de procedimentos acordados que os profissionais podem fornecer de acordo com as normas internacionais relevantes. Pode ajudar os clientes atuais e potenciais a compreender o âmbito de serviços disponíveis, quando são apropriados, bem como os seus benefícios.

Ambos os recursos foram atualizados para refletir a Norma Internacional sobre Serviços Relacionados 4400 (revista), Compromissos de Procedimentos Acordados, que foi aprovada pelo International Auditing and Assurance Board (IAASB) no início deste ano e é aplicável aos compromissos de procedimentos acordados, cujos termos de compromisso são acordados em ou após 1 de Janeiro de 2022.

A procura de compromissos de AUP continua a crescer à medida que um vasto leque de stakeholders, tais como reguladores, financiadores e credores utilizam relatórios de procedimentos acordados por diversas razões. A flexibilidade é um benefício chave dos compromissos da AUP, uma vez que podem ser adaptados a diferentes circunstâncias e focalizados em itens individuais de assuntos financeiros ou não financeiros.

Um dos três objetivos estratégicos da IFAC é contribuir para e promover o desenvolvimento, adoção e implementação de normas internacionais de alta qualidade. Existem uma série de recursos adicionais de orientação e apoio disponíveis na secção dedicada ao "Apoio às Normas Internacionais" do Portal do Conhecimento da IFAC (disponível em https://www.ifac.org/knowledge-gateway/supporting-international-standards).

Esta publicação está disponível para consulta em https://www.ifac.org/news-events/2020-12/ifac-releases-new-international-standard-support-resources.

 

Accountancy Europe

 

Building a credible Green Bond market

Com o Pacto Ecológico Europeu, a Comissão Europeia coloca a Europa no caminho para se tornar no primeiro continente a assegurar a neutralidade carbónica em 2050. Para atingir este objetivo serão necessários investimentos avultados. As Obrigações Verdes são uma ferramenta fundamental para ajudar a captação de fundos para projetos ecológicos. Há um interesse crescente por esse mercado, mas ainda existem incertezas para emissores e investidores.

A Accountacy Europe publicou um artigo que apresenta os pontos de vista dos profissionais de auditoria sobre como fortalecer a confiança no mercado de Obrigações Verdes. No seguimento da proposta de uma Norma Europeia para as Obrigações Verdes (EU GBS), a Accountacy Europe recomenda:

·         Implementação de processos para assegurar uma aplicação consistente da EU GBS;

·         Implementação de um sistema Europeu centralizado de acreditação para uma avaliação externa, baseado nos sistemas nacionais existentes;

·         Definir a publicação de relatórios em intervalos regulares sobre as Obrigações Verdes e do seu impacto ambiental;

·         Garantir uma auditoria por um ROC independente desses mesmos relatórios;

·         Alinhar o EU GBS com as taxonomias da EU.

Esta publicação está disponível para consulta em https://www.accountancyeurope.eu/publications/building-a-credible-green-bond-market/.

 

IESBA

 

IESBA Releases Additional Guidance on its Proposed Definition of a Public Interest Entity

O IESBA publicou um documento que contém as mais suas recentes propostas de revisão da definição de uma entidade de interesse público (PIE). Esta publicação complementa o material de orientação contido no memorando anexo ao projeto de “Propostas de Revisão das Definições de Entidade Listada e Entidade de Interesse Público no Código”, lançado em janeiro de 2021.

Esta publicação ajudará os reguladores locais, as entidades nacionais responsáveis pela publicação de normas ou outros órgãos locais relevantes a considerar e preparar a adoção da definição revista de PIE quando finalizada e emitida pelo IESBA.

O IESBA reconhece que o conteúdo da proposta atual poderá sofrer alterações em resultado dos comentários recebidos no processo de consulta pública.

Esta publicação está disponível para consulta em https://www.ethicsboard.org/news-events/2021-03/iesba-releases-additional-guidance-its-proposed-definition-public-interest-entity.